Meditando sobre o Espiritismo # Os Tempos são Chegados

Ola Pessoa Linda.!!
Como está você hoje???

Os Tempos São Chegados...

O Universo é ao mesmo tempo um mecanismo incomensurável, conduzido por um número não menos incomensurável de inteligências, um imenso governo onde cada ser inteligente tem sua parte de ação sob o olhar do soberano Mestre, cuja vontade única mantém a Unidade por toda a parte.

Sob o império dessa vasta potência reguladora, tudo se move, tudo funciona numa ordem perfeita. Aquilo que nos parecem perturbações são movimentos parciais e isolados, que só nos parecem irregulares porque nossa visão é circunscrita. Se pudéssemos abarcar o conjunto veríamos que tais irregularidades não são senão aparentes e que elas se harmonizam no todo.

A Humanidade realizou até hoje incontáveis progressos. Os homens, por sua inteligência, chegaram a resultados que jamais atingiram, sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem estar material. Resta-lhe ainda um imenso progresso a realizar: é o de fazer reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade, para assegurar o bem estar moral. Isso não foi possível nem com as suas crenças, nem com as instituições envelhecidas e superadas, que foram boas em uma época de mudanças, mas que hoje seria um ponto de parada.

Não é somente o desenvolvimento da inteligência que os homens necessitam, eles precisam da elevação dos sentimentos. E para isso é preciso destruir tudo quanto possa excitar neles o egoismo e o orgulho.

Tal é o período no qual vamos entrar a partir de agora e que marcará uma das fases principais da Humanidade.

Esta fase que se elabora nesse momento, é o complemento necessário da etapa anterior, como a idade viril é o complemento da juventude. Ela pôde ser prevista e predita com antecipação, e por isso se diz que são chegados os tempos marcados por Deus.

Esse tempo não se trata de uma mudança parcial; de uma renovação limitada a uma região, a um povo, a uma raça. É um movimento Universal que se opera no sentido do progresso moral. Uma nova ordem de coisas tende a se estabelecer e os homens, que fazem oposição a elas, trabalham nelas contra as vontades deles.

A geração futura, desembaraçada das escórias do velho mundo e formada por elementos mais purificados, encontrar-se-á animada por idéias e sentimentos completamente adversos dos que são adotados pela geração presente, que se retira a passos de gigante. O velho mundo estará morto e viverá na História, como vivem os tempos da Idade Média com seus costumes bárbaros e suas crenças perniciosas.

Porém, uma mudança tão radical como a que se elabora, não pode realizar-se sem comoções. Há a luta inevitável entre as idéias. De tal conflito nascerão, forçosamente, perturbações temporárias, até que o terreno esteja desobstruído e o equilíbrio restabelecido.

É pois da luta das idéias que surgirão os graves acontecimentos anunciados e não de cataclismos ou catástrofes puramente materiais. 

Os cataclismos gerais eram consequências dos estados de formação da Terra. Hoje não são as entranhas do globo que se agitam, por todas as partes dele, mas são as entranhas da Humanidade que se agitam na busca da elevação dos sentimentos e do autoaprimoramento.   

Deseja continuar lendo? Talvez lhe interesse saber mais..Clique aqui :Meditando sobre o Espiritismo

Fonte: A Gênese - Allan Kardec
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário