Meditando Sobre O Espiritismo

Ola Pessoa Linda??
Como você está??

Quem quer que haja meditado sobre o Espiritismo e suas conseqüências e não o circunscreva à produção de alguns fenômenos, compreende que ele abre à Humanidade uma estrada nova e lhe revela os horizontes do infinito.

Iniciando a Humanidade nos mistérios do mundo invisível, mostra-lhe o seu verdadeiro papel na criação, papel perpetuamente ativo, tanto no estado espiritual, como no estado corporal. 

O homem não caminha como um cego. Sabe de onde vem, para onde vai e por que está na Terra. 

O futuro se mostra a ele, na realidade, despojado dos preconceitos da ignorância e da superstição. Não se trata mais de uma vaga esperança, mas de uma verdade palpável, tão certa para ele como a sucessão do dia e da noite. Ele sabe que o seu ser não está limitado a alguns instantes de uma existência efêmera; que a sua vida espiritual não é interrompida pela morte; que já viveu e voltará a viver; que tudo que conquistou pelo trabalho, de autoaprimoramento, na busca da perfeição, nada é perdido; e encontra em suas existências anteriores a razão do que hoje ele é, e pode deduzir o que será um dia, pelo que hoje ele faz.

O Homem sabe que todas as suas ações tem uma finalidade; que trabalhando por todos está, na realidade, trabalhando para si mesmo e reciprocamente; que o nem o progresso individual e  nem o progresso geral jamais são estéreis porque, serão aproveitados pelas gerações e individualidades futuras, que chegarão em mais alto grau de adiantamento. 

 O progresso intelectual realizado até o presente, nas mais vastas proporções, é um grande passo e marca a primeira fase no avanço da humanidade; porém sozinho ele é impotente, para regenerá-la. Enquanto o homem for dominado pelo orgulho e o egoísmo, utilizará sua inteligência e seus conhecimentos para satisfazer as suas paixões
e seus interesses pessoais, razão por que os aplica em aperfeiçoar os meios de prejudicar os seus semelhantes e de os destruir.

Somente o progresso moral pode assegurar a felicidade dos homens na Terra, pondo um freio às suas más paixões; somente ele fará reinar entre os homens a concórdia, a paz e a fraternidade, unindo a todos em um só ambiente de serenidade.

Será ele que deitará por terra as barreiras que separam os povos; que fará cair os preconceitos de casta e calar os antagonismos de seitas, ensinando aos homens a se considerarem irmãos que têm por dever auxiliarem-se mutuamente e não destinados a viver às custas uns dos outros.

É ainda o progresso moral, secundado então pelo da inteligência, que reunirá os homens numa mesma crença, fundada sobre verdades eternas, não sujeitas a discussões e controvérsias e, por isso mesmo, em consequência, aceitas por todos. 

A unidade de crença será o liame mais forte, o fundamento mais sólido da fraternidade universal, impedida, desde todos os tempos, pelos antagonismos religiosos que dividem os povos e as famílias, que fazem ver nos dissidentes, inimigos que se devem exortar, combater e exterminar em vez de irmãos a quem se deve amar.

Hoje a Humanidade está madura para lançar suas vistas mais alto, do que nunca tentou divisar, para assimilar idéias mais amplas, conceitos mais renovadores e compreender o que antes não conseguia entender.

Deseja continuar lendo? Talvez possa lhe interessar: Clique aqui.. Explicando a Lei de Causa e Efeito

Fonte: A Gênese- Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário