Retenção de Líquidos no Corpo faz Engordar?


Ola Pessoa Linda!!!
Como você está hoje???

O Tema de hoje é a Retenção de Líquidos em nosso organismo  que tem como consequência, um inchaço generalizado em todo corpo. 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, aquela dificuldade para fechar o zíper da calça nem sempre é um problema de quilos a mais. Em várias situações, esse aumento de medidas é causado pela retenção de líquidos pelo organismo e não pelo excesso de gordura. Por isso, o uso de chás e sucos diuréticos juntamente com a dieta costuma ajudar a diminuir a sensação de inchaço.
O nosso organismo é dotado de um sistema conhecido como linfático. A função desse sistema é transportar, filtrar e eliminar toxinas e outros resíduos que podem fazer malo corpo humano. Para isso, ele é composto de vasos que se espalham pelo tronco e membros.
Se há algum problemas nos capilares linfáticos, como o estreitamente ou o entupimento, o processo de eliminação de toxinas fica prejudicado. Então o corpo vai retendo líquidos e impurezas, causando inchaços em várias partes, sobretudo na barriga, nos braços, na pernas, mãos, pés e tornozelos.

O principal sintoma da retenção hídrica é o inchaço.
Uma das maneiras mais simples de confirmar se há retenção líquida no organismo é apertar o local que parece inchado. Caso se forme uma mancha branca ou a pele pareça mais funda, demorando a voltar ao normal, você está inchado e é muito provável que esteja retendo líquidos.
As mulheres são as principais vítimas do mal funcionamento do sistema linfático, principalmente durante a TPM ou na gravidez. Os homens, com menos frequência, também apresentam o problema.

Retenção de Líquidos faz Engordar?

O ganho de peso real por causa da retenção de líquidos não é muito grande. De um modo geral, a pessoa perde de 2 a 3 quilos se adotar medidas para contornar o problema, seja por meio de massagens, de dieta frugal ou de outros tratamentos.
Os quilos a mais são causados pelo acúmulo de toxinas no organismo que leva ao inchaço, gerando assim um aumento de medidas. 
Com uma dieta balanceada você conseguirá reduzir as medidas em pouco tempo, combatendo a retenção de líquidos.

Como evitar a Retenção de Líquidos?

Bebendo muita água. Por mais incrível que possa parecer, porque ela ajuda os rins a filtrarem todas as toxinas. É preciso tomar mais de 2 litros de água diariamente para que não haja retenção.

Um vilão da retenção hídrica é o sal e os temperos industrializados. O sódio sobrecarrega o organismo, que precisa se esforçar para elimina-lo. Diminuir o consumo de sal e usar temperos mais naturais ajudarão no combate à retenção hídrica, que ocorrerá enquanto o sal estiver presente no organismo, levando ao inchaço.
Comidas gordurosas e cheias de substâncias nocivas são bastante prejudiciais para o sistema linfático. Com uma dieta mais balanceada, fica mais fácil impedir a retenção de líquidos e os inchaços causados por ela. 
Existe também uma relação entre prisão de ventre e a retenção hídrica. O intestino preguiçoso associado ao acúmulo de líquidos, podem deixar a barriga mais inchada.

Além de alimentar-se naturalmente com saladas, verduras, legumes e frutas, existem plantas que ajudam na retenção de líquidos. 
Com o hábito de tomar chás, o organismo começa a desintoxicar-se e tudo funciona mais perfeitamente.

Remédios Naturais para a Retenção

Diversas receitas caseiras são indicadas para acabar com a retenção. Geralmente, elas são feitas com ingredientes que estimulam a eliminação de toxinas, diminuindo, assim, o inchaço. Veja algumas receitas de chás para aliviar a retenção hídrica:

Chá de Espinheira-Santa

A espinheira santa é ótima para a desintoxicação do organismo. Ela melhora o sistema linfático e a filtragem das toxinas pelo rim, trazendo bons resultados em pouco tempo de uso. 
Para fazer o chá você vai precisar de:

2 xícaras (chá) de água filtrada
1 colher (sopa) de folhas secas de espinheira santa
3 colheres (sopa) de mel
Primeiramente, leve a água ao fogo e espere ferver. Depois que formarem as primeiras borbulhas, desligue e acrescente as folhas de espinheira santa. Abafe o chá e deixe descansar por 7 minutos. Após esse tempo, coe e adoce com o mel. O ideal é tomar 2 xícaras do chá por dia, de manhã e no fim da tarde.

Chá de Erva Doce

Ela tem função diurética, tornando a eliminação de resíduos mais fácil. 
Os ingredientes do chá são:

1 xícara (chá) de água filtrada
1 colher (chá) de sementes secas de erva doce
Junte a água e as semente de erva doce em uma chaleira. Leve a mistura para cozinhar e quando começar a ferver abaixe o fogo. Aguarde 5 minutos, desligue abafe por 10 minutos. Então coe e tome morno ou frio de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de Cavalinha

Além de servir para a retenção de líquidos, a cavalinha também pode ser usada em compressas para cicatrizar ferimentos e espinhas. 
O chá é feito de forma simples:

3 colheres (sopa) de talos de cavalinha
1 litro de água filtrada
Para fazer o chá, leve os dois ingredientes ao fogo e desligue quando começar a ferver. Espere amornar, coe e guarde em uma garrafa com tampa. A dica é tomar pequenas porções do chá durante todo o dia, sempre que você se lembrar.
Chá de Cavalinha
O chá de cavalinha é uma ótima opção para desinchar

Chá de Salsinha e Erva Doce

A salsinha, tão utilizada na culinária, é um poderoso diurético natural. Seus benefícios podem ser obtidos tanto por meio da alimentação, quanto no preparo de chás. Se você sofre com a retenção de líquidos, vale a pena apostar na combinação da salsinha com a erva doce. 

Os ingredientes são:
2 colheres (sopa) de folhas de salsinha frescas
1 colher (sopa) de sementes secas de erva doce
1 litro de água filtrada
Lave bem a salsinha e mantenha parte dos talos. Se tiver a planta em casa, use também um pouco das raízes, que contêm várias propriedades benéficas. Coloque a salsinha, a erva doce e a água em uma chaleira, leve para ferver e desligue quando surgirem as primeiras bolhas. Depois que amornar, coe e reserve para tomar durante o dia. A posologia é de 1 xícara do chá a cada 6 horas, até que o inchaço diminua.

Chá de Chapéu de Couro

O chapéu de couro é uma planta do cerrado repleta de benefícios para a saúde. Ele estimula o bom funcionamento do sistema linfático e, por isso, diminui a retenção hídrica. Veja as quantidades necessárias para o preparo do chá:

1 colher (chá) de folhas secas de chapéu de couro
1 xícara (chá) de água fervente
Primeiramente, ferva a água em uma chaleira. Enquanto isso, coloque as folhas de chapeu de couro em uma xícara vazia. Despeje a água fervente sobre a erva, tampe com um pires e mantenha abafado por 10 minutos. Após esse tempo coe e tome a quantidade preparada antes de dormir todos os dias.

Alguns Cuidados Especiais...

O consumo da espinheira-santa não é recomendado a gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos;
O excesso de erva-doce pode causar reações ao organismo. Por isso, é fundamental seguir as recomendações e não exagerar nas quantidades;
O chá de cavalinha não pode ser tomado durante mais de 5 dias consecutivos e deve ser evitado por mulheres grávidas;
Pessoas que sofrem com problemas renais devem evitar o consumo de salsinha. A planta também não pode ser consumida por gestantes;
Se você está grávida, o inchaço deve ser discutido com o médico responsável pelo pré-natal. Jamais tome chás ou remédios caseiros sem que o conhecimento do especialista, pois isso pode fazer mal para o bebê;
Antes de menstruar, beba muita água, evite o álcool e reduza a quantidade de sal na alimentação. Essas medidas vão reduzir o inchaço típico do período pré-menstrual;
Ao observar inchaços no corpo, vale a pena procurar um médico pois eles podem ser sintomas de outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário