Como Funciona o Despertar da Consciência


Ola Pessoa Linda!!
Como você está hoje??

Quem pensa que a  consciência desperta espontaneamente está totalmente enganado, pois, principalmente nos seres humanos, e mais precisamente nos Espíritos menos evoluídos, ela está adormecida parcial ou totalmente, até que chegue o momento em que ela desperta, por iniciativa do próprio Espírito ou por um abalo, que funciona como impulsionador do seu progresso.

A centelha divina é como uma flor preciosa, que não pode ficar exposta às oscilações de temperatura, tal como acontece com algumas espécies raras de vegetais.

Os seres primitivos têm a consciência muito pouco desperta, bem como aqueles que nunca se preocuparam com sua própria essência divina, apesar de serem Espíritos mito antigos.

O despertamento depende do grau de espiritualização de cada um: entendamos isso.

Há quem passe centenas de reencarnações voltado para a materialidade, ou seja, ignorando propositadamente sua essência espiritual e ela continua presente, como não poderia deixar de ser, mas adormecida.

Em todos os casos, todavia, seu despertar é doloroso, pois o Espírito fica numa conjuntura dramática, com uma de duas opções: 

1 – assume os erros que cometeu e vence o próprio orgulho, admitindo ser um ser cheio de falhas morais e encara de frente a necessidade de evoluir ou 
2 – revolta-se, pois seu orgulho fala mais alto e, ou entra em depressão, que pode levar ao suicídio, ou torna-se assim um Espírito mais devedor e sofredor perante as Leis Divinas Universais.

Vejamos como é séria a evolução espiritual e não se trata de mero passeio por entre árvores verdejantes e paisagem aprazível.

Evoluir é carregar a própria cruz, como Jesus afirmou na Sua linguagem simbólica, mas essa cruz não é pesada, no sentido de estar acima do que conseguimos suportar, mas sim exige de cada um a aceitação com  humildade das próprias limitações.

O principal nessa tomada de consciência é a criatura humana assumir suas próprias limitações, vendo que há seres que lhe são superiores, a quem passa a encarar sem inveja e seres que lhe são inferiores, os quais passa a ver sem desprezo.

Ninguém deve se comparar com outrem, pois cada um tem de desempenhar uma tarefa específica, mas é importante aprender a obedecer, pois, sem obediência, que significa humildade, ninguém evolui espiritualmente.

Segundo o dicionário as característica de quem é obediente são: conformação, resignação, aquiescência, fidelidade, disciplina, paciência, docilidade, flexibilidade.


O orgulho é o defeito que mais dificulta a obediência porque o ser não assume com aceitação os próprios erros de hoje e do passado. Ele sempre acha que o que faz está sempre certo.

Com efeito, o orgulho é o defeito que mais dificulta a aceitação dos próprios erros.

O despertar da consciência exige que dominemos nosso orgulho e não partamos nem para a depressão nem para a revolta, mas sim humilhemo-nos diante de Deus, que é nosso Pai, e iniciemos o caminho de volta como o filho pródigo da parábola de Jesus.

De todos os Espíritos mestres da Humanidade que passaram pela Terra temos o exemplo de Jesus que sempre foi obediente às Leis Divinas.

Devemos aprender a ser obedientes, primeiro em relação à Lei de Deus, que está escrita dentro de nós, e, segundo, aos que, por uma razão ou outra, nos são superiores no mundo material ou na hierarquia espiritual.

Diz-se com razão: “Quem obedece não erra”, valendo esse ditado para quem obedece à voz da própria consciência, ditada pelo coração.

A evolução não pode ser interrompida; o crescimento espiritual é asseverado. A ação é sempre notada por Deus; nada passa despercebido. Não existe nenhum guia de comportamento confiável que não o seu próprio coração e sua própria mente. A realidade muda a cada diferente estágio de crescimento. Em algum nível, todos conhecem a verdade maior. Todos estão fazendo o melhor que podem fazer de seu próprio nível de consciência. O sofrimento é temporário, a iluminação é para sempre.” Deepak Chopra.

Fonte: Como funciona a Consciência - João Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário