Como Conquistar A Paz Verdadeira


Ola Pessoa Linda!!!
Como você está???

O Homem-ego não tem paz porque não está na plenitude da vida, vive apenas uma semivida, quiçá uma pseudovida  e por isso briga uns com os outros, porque está em discórdia consigo mesmo. A solução não está na preguiça ou isolamento, ela está na busca da plenitude da vida, pela autorrealização. Se todos os homens tivessem consciência do seu Eu Divino, haveria paz individual e universal.



A verdadeira paz é a coisa mais dinâmica e realizadora do mundo. O Homem autopacificador e autopacificado é o campeão das grandes realizações. Ele sabe que paz é um poder silencioso, uma potência irresistível, como o curso silencioso dos astros pelas vias inexploradas do cosmos, ou como a irresistível dinâmica da natureza, que tudo vence sem o menor ruido.


Toda falta de paz, que torna a humanidade infeliz, provém da falta de equilíbrio e harmonia entre o ego da humana personalidade e o Eu Divino de sua alma.



A regra geral  é que o ego humano - material, mental e emocional - se preocupe com a vida humana sem se importar com o seu destino divino. 


"Que aproveitará o homem que ganhar o mundo inteiro em prejuízo de sua própria alma? " - estas palavras do Cristo enunciam toda a tragédia da vida humana. 



O homem corre freneticamente atrás dos bens deste mundo, sem se importar com o bem estar da própria alma. E essa diversidade dispersiva sem a devida unidade concentrativa acaba fatalmente num caos que a medicina chama de frustração, que quer dizer despedaçamento, esfacelação. E com isso o homem se torna visceralmente dispersivo, fragmentado, frustrado e por isto sem paz, que é o atributo da harmonia, da unidade na diversidade.



O homem integral não é um profano (leigo ou religioso) dispersivo, nem apenas um místico concentrativo.  O homem integral é cósmico ou univérsico porque é governado pelas mesmas leis que regem o mundo sideral, cuja atração centrípeta (para dentro de si mesmo) é perfeitamente equilibrada pela repulsão centrífuga (expulsão de dentro de si mesmo).  



O homem cósmico estabeleceu dentro de si o grande tratado de paz, de harmonia e de equilíbrio, entre o seu centro divino e as periferias humanas. 



A harmonia cósmica do homem,  que se chama paz,  é o resultado da realização desse equilibro bipolar. O Homem que pacificou a si mesmo por meio dessa lei de equilíbrio, irradia paz ao redor de si, na vida doméstica, social, nacional e internacional.



Paz verdadeira, portanto, significa autoconhecimento e autorrealização. Enquanto o homem não conhecer a si mesmo, confundindo o ego humano com o Eu divino, não haverá conhecimento da verdade sobre si mesmo e portanto, não haverá libertação pela verdade. E o primeiro passo para a realização desse grande tratado de paz interior é a resposta para a eterna pergunta: "Que Sou Eu?"



A resposta foi dada por todos os grandes Mestres da humanidade, sobretudo pelo Cristo, quando identificou o centro do Homem com o Pai, com a Luz, com o Reino de Deus, com o Tesouro Oculto, com a Pérola Preciosa, com uma Fonte de águas vivas e ao dizer Eu e o Pai Somos Um.



Quando o Homem realizar em si esse Reino de Deus verificará, com grande surpresa, que não perdeu as coisas do ego humano, mas as possui mais firmes e autenticamente. -Quem possui o mais, possui o menos -  mas quem procura possuir o mais à custa do menos perde tudo . Quer dizer, quem quer salvar o seu ego humano sacrificando o Eu Divino perderá tudo, mas quem está disposto a renunciar ao ego humano a fim de possuir o Eu Divino, verificará que, além de salvar este, salvou também aquele, porque a redenção do Todo implica na redenção da parte. -"Buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua harmonia, e tudo o mais vos será acrescentado."



Quer continuar lendo sobre o Homem clica  aqui: O Poder Real do Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário